6 dicas para usar seu cartão de crédito corretamente

Tem muita gente que vive uma constante relação de amor e ódio, sem entender bem ao certo se o cartão de crédito tem o papel de mocinho ou vilão em nossas vidas. Mas saiba que com um pouco de disciplina e bom senso é possível, sim, utilizar o cartão de crédito a nosso favor, sem se atolar em dívidas.

Veja a seguir nossas dicas para usar o cartão de crédito corretamente (e conscientemente):

1. Não faça o pagamento mínimo da fatura

Sempre que possível faça o pagamento à vista da fatura ou a parcele, porém evite ao máximo fazer o pagamento mínimo da fatura. Não se esqueça que o cartão de crédito possui uma das taxas de juros mais altas do mercado.

Outra maneira para quem não tiver o dinheiro à vista é procurar um empréstimo. O valor da taxa do empréstimo pode sair até quatro vezes menor do que os juros do cartão. Quitando a fatura através de um empréstimo você evita o acúmulo de uma fatura atrás da outra.

Dicas para usar o cartão de crédito corretamente

2. Evite cartões com limites muito altos

Se você tem dificuldades em controlar os seus gastos, então o primeiro passo é reavaliar os limites do cartão crédito. Tenha em mente que ele não deve ultrapassar 50% do valor do seu salário. Se os seus cartões tiverem limites muito acima do que você ganha, é hora de reduzi-los. Com limites mais baixos fica mais difícil sair da linha.

3. Não tenha mais de dois cartões

Ter mais de dois cartões de crédito pode ser uma tarefa difícil até para as pessoas disciplinadas. Para não se perder nas contas o ideal é que você tenha no máximo dois cartões e, se possível, de diferentes bandeiras. Dessa maneira você consegue controlar melhor os seus  gastos e ainda usufruir das vantagens que cada bandeira oferece.

4. Utilize suas milhas

Muitas pessoas utilizam o cartão de crédito, mas se esquecem de utilizar os benefícios que ele oferece. Quanto mais você usa o seu cartão, mais você acumula milhas. Depois de um tempo você pode usar essas milhas e trocá-las por passagens aéreas. As passagens podem ser tanto nacionais quanto internacionais. Dá pra planejar suas férias com a utilização das milhas, já pensou?

5. Use os pontos do seu cartão

Já reparou que no canto da fatura vem um número que está escrito “Pontos acumulados”? Pois bem, esses números servem para que você possa trocá-los em lojas conveniadas do cartão. Para utilizar esse serviço, basta fazer o seu cadastro no site do cartão de crédito, acompanhar os seus pontos e a validade deles, depois trocá-los por produtos.

6. Saiba qual é o melhor dia para fazer compras

O melhor dia para fazer compras é aquele em que você só vai pagar a conta 40 dias depois, dessa forma se programa para ter a quantia na data de vencimento. Isso funciona da seguinte maneira: embora a data de vencimento da fatura seja sempre a mesma, há compras que só vão ser computadas na próxima fatura. Por exemplo, suponha que o vencimento da sua fatura é todo dia 15. Se sua fatura fecha 10 dias antes do vencimento, a melhor data para as compras será todo dia 5.

O cartão de crédito, acima de tudo, é um benefício. Porém, para usá-lo de forma consciente é importante se planejar para não usá-lo sem critérios.

O que você tem feito para utilizar bem o seu cartão de crédito? Conte para a gente.


Comente »