COMO FAZER CARTÃO DE CRÉDITO: aprenda agora

admin August 8, 2013 0

A utilização dos cartões de crédito cada vez mais atraem mais consumidores, apesar disto é importante ficar atento para que se saiba corretamente se as taxas que se aplicam a este serviço, como por exemplo a anuidade e os juros.

Quando acontece o uso de cartões de crédito com moderação, eles poderão sim ser grandes aliados do consumidor, que tem uma boa alternativa para realizar o parcelamento de suas compras realizadas e ainda contará com a possibilidade de se contar com descontos e ainda somar pontos em programas de fidelidade, para que inclusive possam posteriormente ser trocados por produtos ou serviços.

Bandeira e Emissor de Cartão de Crédito

Existem dois papéis envolvidos em um cartão que confudem muita gente que são:

- a Bandeira do cartão de crédito
- o Emissor do cartão de crédito

A Bandeira é a “marca” do cartão. Ela oferece a tecnologia e infraestrutura necessária para que as operações de cartão de crédito aconteçam. Porém, para saber o quanto de crédito cada usuário do cartão tem direito, as bandeiras precisam de apoio dos bancos. É aí que entra o papel do Emissor do cartão de crédito.

Normalmente os bancos são os emissores dos cartões de crédito. Eles operam junto com as bandeiras para emprestarem dinheiro aos utilizadores do cartão de crédito e depois cobrarem os devidos juros. Os bancos possuem toda a informação financeira destes utilizadores, então eles sabem exatamente quando pode ser o limite de cada cartão.

Como fazer um cartão de crédito passo a passo

Emissores de Cartão de crédito

Passo 1: Escolher seu emissor de cartão de crédito. Conforme explicamos, você deverá procurar um emissor de cartão de crédito para obter o seu. No brasil os maiores emissores de cartão de crédito são:

- Banco Bradesco, através do Bradesco Cartões
- Banco Itaú Unibanco, através do Itaucard
- Banco do Brasil
- Banco HSBC
- Caixa Econômica Federal
- Credicard Citi
- Citi Bank

Normalmente as pessoas optam por emitirem seus cartões em um banco em que já possuem conta, porém isto não é obrigatório. Você pode ser correntista do Itaú e emitir seu cartão no Bradesco se você entender que isto é mais vantajoso para você. Você também não é obrigado a abrir uma conta em outra banco somente porque quer um cartão daquele banco.

Então fique à vontade para escolher seu emissor de cartão independnte do banco que você já é correntista.

Quando consultar algum destes emissores, procure saber de todas as tarifas envolvidas e sem possível peça ou negocie um cartão sem tarifa ou um cartão sem anuidade.

Bandeiras de Cartão de crédito

Passo 2: Escolher a bandeira do cartão. Normalmente os emissores de cartão de crédito trabalham com as duas principais bandeiras: VISA e MASTERCARD. Porém, existem muitas bandeiras, tais como:

- VISA
- Mastercard
- American Express (AMEX)
- Hipercard
- Aura
- Elo
- Diners Club

No Brasil, quase 100% dos estabelecimentos que aceitam cartão, aceitam VISA e Mastercard. As outras bandeiras podem ter outras vantagens, como por exemplo, a AMEX costuma oferecer serviços diferenciados para portadores do seu cartão, como seguros de automóveis, por exemplo. Porém, nem sempre você poderá usar seu AMEX ou cartões de outras operadoras, já que em alguns estabelecimentos no Brasil eles não são aceitos.

Anuidade e Tarifas dos Cartões de crédito

Passo 3: escolher as melhores tarifas, taxas de serviço, benefícios, datas de vencimento e demais informações pertinentes a seu cartão. Portanto, informe-se a respeito do seguinte:

- Qual é a taxa de juros do cartão?
- Qual é a taxa de anuidade do cartão?
- Existe alguma taxa de manutenção ou administrativa além da anuidade?
- Qual será seu limite?
- É possível fazer compras via internet com ele?
- É possível fazer compras internacionais com ele?
- É possível sacar dinheiro com ele?
- Existem algum programa de fidelidade/benefícios associado ao cartão? (ex: milhas)
- Existe algum serviço extra que o cartão oferece a seus utilizadores? (ex: seguros, descontos em cinemas, etc)

Conclusão

Basicamente você precisa fazer na hora de contratar seu cartão de crédito: Escolher sua bandeira, escolher seu emissor e analisar todas as tarifas e serviços oferecidos por cada cartão. Escolha com calma e de maneira inteligente e o seu cartão será um grande aliado seu daqui para frente!


Comente »