CRÉDITO CONSIGNADO: entenda como funciona

Você sabe o que é o crédito consignado? Ele é um tipo de empréstimo que é realizado através de um banco ou de uma instituição financeira. O pagamento das suas parcelas é realizado através do desconto direto na folha de pagamento, ou seja, nos recibos de benefícios do INSS ou do holerite. O que chama atenção para o crédito consignado é que ele é o empréstimo simples e rápido: tem as menores taxas de juros e não necessita de avalista para ser aprovado.

Algumas dúvidas ainda pairam quando o assunto é este tipo de empréstimo. Como ele funciona? Vale a pena utilizá-lo? Para que você conheça mais sobre o crédito consignado, esclarecemos a seguir as principais dúvidas.

Como funciona

Para pagar as prestações, que já vem com o Imposto sobre Operações Financeiras incluso, é possível comprometer entre 20 e 30% da renda líquida mensal. Portanto, esse tipo de empréstimo só é útil para quem não precisa de grandes valores. A parcela da renda a ser descontada é chamada de “margem consignável”.

O valor máximo do empréstimo varia de acordo com o salário, regras do convênio e prazos do requerente, estabelecidos entre a empresa/órgão púbico e o Banco.

Vantagens do crédito consignado

  • Oferece melhores condições que outras modalidades de crédito para pessoa física;

  • Não é necessário um avalista;

  • Os juros são menores pois há a garantia do recebimento pela instituição financeira;

  • Até mesmo quem possui alguma restrição no SPC pode solicitar esse tipo de serviço;

  • É proibida a cobrança de Taxa de Abertura de Crédito (TAC) ou outras taxas para os aposentados e pensionistas.

Quem pode fazer o requerimento deste empréstimo?

  • Aposentados e pensionistas do INSS;

  • Funcionários públicos federais, estaduais e municipais e das forças armadas;

  • Funcionários com carteira assinada (CLT), sejam eles sindicalizados ou não. O pré-requisito é que a empresa tenha convênio com o banco ou financeira.

Quais cuidados devo tomar na hora de solicitar o crédito consignado?

  • Nunca forneça suas senhas pessoais dos seus cartões ou de sua conta corrente;

  • Pesquise e compare as taxas com as de outros bancos;

  • Jamais aceite que outra pessoa faça intermédio com a proposta de antecipação do crédito;

  • Consulte sempre se a financeira possui credenciamento junto ao Banco Central.

Você realmente está pronto para usar o crédito consignado?

Não contrate o crédito consignado antes de fazer um planejamento detalhado do seu orçamento. Estude bem suas finanças e tenha em mente que uma parcela da sua renda sempre será repassada para o pagamento das prestações do empréstimo.

Apesar das baixas taxas de juro, esse tipo de empréstimo não garante que você se livre de dívidas. Imagine que você deixou pendente a mensalidade da escola de seu filho. Mesmo que o valor do empréstimo consignado cubra essa despesa, você pode estar entrando em outra dívida por não poder mais contar com parte do seu salário.

A dica é optar pelo crédito consignado para cobrir valores menores. Mas antes de contratá-lo, esteja preparado para alguns cortes no seu orçamento. Qualquer empréstimo vale a pena se você se lembrar que pagar uma divida significa restringir o uso do seu dinheiro aquilo que é estritamente necessário.


Comente »