10 Dicas Para Fazer Uma Faculdade Sem Dinheiro

Cursar uma faculdade é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, esse sonho pode ser interrompido se o aluno não possui condições de pagar pelo ensino. Nesse caso, o estudante pode optar por algumas alternativas para ter o sonho realizado.
E são justamente essas soluções de apresentamos no artigo de hoje. A seguir você confere dez dicas de como conseguir bolsa para faculdade, fazer o fies da caixa e muito mais.

Dica 01 – Financiamento pelo Fies

Uma das opções para quem possui dinheiro para pagar uma faculdade é o financiamento universitário. O Fies oferecido pelo governo oferece condições para que os alunos possam cursar uma graduação.

Dica 02 – Financiamento pela Caixa

A Caixa Econômica Federal disponibiliza aos estudantes o crédito estudantil. Para conseguir o financiamento, o aluno deve participar de um processo seletivo e cumprir todos os requisitos exigidos pela empresa. Se for aprovado o estudante passa a ter direito ao Fies pela Caixa.

Dica 03 – Bolsas de estudos

Outra solução é tentar bolsas de estudos oferecidas pelas universidades. Na maioria dos casos é preciso fazer uma prova e conseguir atingir a média exigida pela instituição. Além disso, é preciso provar que não possui condições financeiras para pagar o curso. Em alguns casos também podem existir empresas privadas oferecendo Bolsas para alunos que quiserem estudar e depois ingressar na companhia, vale a pena conferir no centro universitário se existe algum oportunidade deste tipo.

Financiamento universitário é boa opção - Como fazer uma faculdade sem dinheiro?

Financiamento universitário é boa opção para quem quer fazer uma faculdade e não possui dinheiro

Dica 04 – Emprego com carteira assinada

Se o curso é à noite, a dica é conseguir um emprego remunerado durante o dia. Neste momento a área de atuação pode ser a mesma do curso ou diferente, o importante neste caso é receber um salário que seja compatível com a mensalidade e que possa lhe dar a tranquilidade de estudar sem ter que ficar se preocupando se vai conseguir pagar o próximo mês de faculdade ou não. Este tipo de preocupação pode até afetar seu desempenho na faculdade e suas notas.

Dica 05 – Iniciação Científica e Monitoria

Algumas universidades oferecem bolsas para universitários para os que participam de programas de iniciação científica. Além de ajudarem o aluno a adquirir conhecimento e investir em pesquisas na área acadêmica, a universidade paga para que ele estude.

Com isso, o dinheiro recebido pode ser utilizado pelo aluno para pagar a faculdade. Ou ainda algumas universidades acabam pagando o curso de graduação para os participantes do programa.

Outra alternativa para fazer uma faculdade é se candidatar a uma das bolsas oferecidas pelas universidades para monitoria. Estas costumam ser para trabalhar para professores ou então auxiliar nos atendimentos de alunos em escolas atendidas pelas instituições.

Dica 06 – Se as mensalidades começarem a atrasar

Se as mensalidades começarem a atrasar a dica é procurar a universidade o quanto antes e explicar o problema a ela. Só assim, os dois podem chegar a um acordo e resolver o assunto da melhor maneira possível. Dependendo da instituição ela poderá inclusive prestar algum auxílio para que ajudar você a encontrar uma atividade remunerada dentro ou fora da universidade, ou ainda sugerir outros programas de financiamento e linha de crédito que ela costume trabalhar.

Dica 07 – Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo governo federal para oferecer bolsas de estudo aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública. Para participar do programa o aluno deve ter renda familiar de no máximo três salários mínimos, ter feito o ENEM e não ter tirado zero na prova de redação.

Dica 08 – Programa Crédito Pra Valer

O Programa Crédito Pra Valer oferece crédito educativo a todos aqueles que não podem pagar a graduação ou estão em atraso com as mensalidades. Para se inscrever no programa é preciso preencher uma proposta no site oficial do Crédito Pra Valer, não ter nome no SPC e no Serasa, comprovar renda mínima de duas vezes o valor da mensalidade e indicar um garantidor.

Dica 09 – Financiamento pelos Bancos e Financeiras

Itaú, Unibanco e Banco Real são alguns exemplos de bancos que oferecem financiamento para que os estudantes que não apresentam condições de pagar a faculdade.

Cada uma dessas instituições possuem regras e formas diferentes de oferecer o financiamento. Por isso, é sempre bom pesquisar e se informar direito sobre todas as condições, principalmente com relação aos juros que são cobrados.

Dica 10 – Escolha uma faculdade que caiba no seu bolso e que seja boa

Escolher uma universidade entre dezenas disponíveis não é uma tarefa fácil para o aluno. Isso porque primeiro é preciso avaliar a qualidade do curso, quem são os professores, as matérias que são ensinadas no curso pretendido. Certifique-se ainda que a faculdade está aprovada pelo MEC para o curso que você quer fazer.

Segundo e mais importante é necessário verificar se o valor cobrado pela instituição cabe no bolso. Ou seja, se durante os quatro ou cinco anos o aluno terá condições financeiras de pagar pelo curso. Vale lembrar que as mensalidades dos cursos costumam aumentar ano a ano, portanto, na hora de fazer as contas, não se baseie apenas no valor que eles te informarem para o primeiro semestre.

A solução então é se informar sobre as condições de pagamento, sobre os juros cobrados em caso de atraso no pagamento e sobre o aumento da mensalidade em cada ano para não ser surpreendido.


Comente »