5 dicas quitar seu cartão de crédito e sair do vermelho

É ótimo contar com os benefícios do cartão de crédito, não é mesmo? Mas é importante saber usá-lo para não gerar uma dívida tão pesada que exija que você corte de vez todos os gastos e comece a pensar em como pagar uma dívida que só cresce. Caso já esteja no vermelho por causa do cartão de crédito, é preciso quitá-lo o quanto antes.

Pois bem, para acabar com essa situação, vamos apresentar algumas dicas de como sair do vermelho pagando as dívidas e aprendendo a usar o cartão de crédito de maneira inteligente e organizada.

Faça uma planilha de controle financeiro

Pode ser no Excel, online ou na mão mesmo, o importante é ter anotado tudo o que você os gastos mensais e quanto você ganha. Enquanto você não conseguir visualizar para onde o seu dinheiro está indo, não conseguirá sair deste círculo vicioso. Separe o controle em entradas (quanto você ganha por mês), despesas fixas (contas de água, luz, telefone, enfim, tudo o que for mensal) e despesas variáveis (geralmente aquelas que nos colocam em problemas). Listadas todas as despesas, verifique onde é possível economizar.

Renegocie a dívida

O primeiro passo é ir à instituição financeira e tentar renegociar a dívida de modo a reduzir juros e duração do parcelamento. Antes disso, planeje seus gastos e verifique quanto da sua renda poderá ser destinado ao pagamento da dívida do cartão de crédito.

pagar dívida do cartão

Mudança de hábitos

Para pagar a dívida e não gerar mais pendências, use o cartão de crédito de forma consciente. Ele é extremamente em compras na internet, compra de passagens para viajar, acúmulo de milhas, fazer parcelamentos. Porém, nada disso será benéfico se você usá-lo como uma extensão do seu salário. Você até pode usar o cartão além do seu saldo mensal, mas lembre-se de reservar o dinheiro para pagar no mês seguinte. Uma boa ideia é colocar a fatura do cartão de crédito no débito automático, assim você não deixa de pagar!

Corte gastos desnecessários

Estamos sujeitos à tentação a todo o momento, por isso o ideal é andar sem o cartão de crédito. Deixe-o em casa e ande apenas com dinheiro suficiente para passar o dia sem problemas. Além disso, abdicar por algum tempo de algumas coisas, como a cervejinha do final de tarde ou daquele brinco novo que é lindo, mas não é essencial, ajuda muito. Reflita sobre a importância de determinado item antes de comprá-lo.

Não realize outros empréstimos

Quando estamos endividados, a primeira coisa que aparece é aquele empréstimo consignado que parece ser a solução para todos os problemas. Mas cuidado, você pode estar entrando em uma fria muito pior. Verifique as condições do empréstimo, como quantidade de parcelas, juros e taxas embutidos. Só realize o empréstimo se for realmente vantajoso e ele pagar absolutamente todas as despesas do cartão de crédito, deixando-o zerado.

Agora é colocar essas dicas em ação e usar melhor o seu dinheiro. O cartão de crédito não precisa ser deixado de lado porque você fel mal uso dele. Afinla, a função dele é te ajudar!


Comente »