Empréstimo consignado

Você está tranquilo e de repente surge uma despesa extra com o carro, a casa ou até mesmo com a saúde.

Nem sempre estamos preparados financeiramente para lidar com tal situação e quando nos deparamos frente a este tipo de problema geralmente pensamos em realizar um empréstimo pessoal para resolver a situação.

Há várias formas de se realizar um empréstimo e uma das mais vantajosas é o empréstimo consignado.

Empréstimo Consignado: Vantagens e Facilidades

O crédito consignado caracteriza-se pelo desconto do valor das parcelas na folha de pagamento do contratante. Isso faz com que o risco para os bancos ou instituições financeiras seja Zero, proporcionando taxas atraentes, além disso, o fato deste tipo de empréstimo não necessitar de consulta ao SPC/Serasa torna esta opção perfeita para quem precisa de dinheiro para colocar a vida em dia pagando pequenas contas que ficaram para trás ou cobrindo os gastos extras.

Com todas estas vantagens o empréstimo com desconto em folha vem sendo uma das modalidades que mais crescem no Brasil. Embora as parcelas deste tipo de empréstimo sejam descontadas em folha, não é qualquer pessoas que pode fazer um consignado. Para ter direito a este benefício é necessário que a empresa ou órgão público tenha firmado um convênio com algum banco ou instituição financeira.

O mais conhecido de todos é o empréstimo oferecido a aposentados e pensionistas através do consignado vinculado ao Ministério da Previdência Social, mas há também os empréstimos para servidor público onde o convênio é feito com prefeituras e demais órgãos públicos.

E por último o consignado oferecido aos funcionários de empresas privadas. Geralmente neste caso o convênio é feito com empresas que possuem acima de 300 funcionários. Em todas as opções citadas acima a taxa de juros continua sendo uma das maiores vantagens, no entanto o prazo para pagamento do empréstimo varia conforme a situação do contratante.

Aposentados, pensionistas e servidores públicos são os que possuem mais vantagens ao fazer empréstimo consignado

Aposentados e pensionistas, por exemplo, podem realizar o pagamento em até 60 meses enquanto servidores públicos e funcionários de empresas privadas tem este prazo reduzido. Obviamente o prazo para pagamento irá definir o valor mensal das parcelas, sendo assim o ideal é que o contratante planeje-se financeiramente para os próximos meses em que o valor será descontado de seu salário ou benefício.

Onde fazer empréstimo consignado?

Servidores públicos, aposentados e pensionistas que pretendem conseguir um empréstimo consignado contam hoje com uma grande variedade de instituições que oferecem este tipo de serviço. Bancos como a Caixa Econômica Federal, Santander, BMG, HSBC, Itaú, Cruzeiro do Sul ou a BV Financeira são apenas algumas instituições que oferecem este tipo de crédito.

Além dos bancos há também as Financeiras que são credenciadas aos bancos e também oferecem este tipo de serviço. As financeiras são uma boa opção, pois geralmente trabalham com mais de um banco, desta forma se o pedido de crédito não for aceito em um banco o cliente poderá solicitar através de outro banco sem ter a necessidade de ficar indo de um banco ao outro.

Um detalhe importante a ser observado é que só é possível comprometer uma determinada porcentagem do salário ou benefício recebido (normalmente 30%). Portanto o valor recebido é o que determinará o limite de crédito que poderá ser pedido.

O ideal é pesquisar a taxa de juros de cada banco até encontrar a menor taxa e consequentemente as menores parcelas. Para isso basta realizar uma simulação em cima do valor desejado do crédito e do número de parcelas em que pretende pagar o empréstimo. Felizmente alguns bancos oferecem a simulação online, facilitando este processo de pesquisa.

Funcionários de empresas privadas podem solicitar o empréstimo através do departamento de RH ou indo diretamente á instituição bancária parceira da empresa. Por isso, com os devidos cuidados é possível tirar bons proveitos desta forma de empréstimo pessoal que é o crédito consignado.


Comente »