Empréstimo Fácil: Mito ou Realidade?

Bancos e instituições têm facilitado cada vez mais

Seja por causa de uma emergência ou para pagar algo que está um pouco acima do seu orçamento, as pessoas buscam um empréstimo rápido e fácil, e cada vez mais suas opções aumentam já que as instituições financeiras têm facilitado cada vez mais. Os empréstimos pessoais podem ser encontrados em diversos tipos, do consignado ao CDC (crédito direto ao consumidor).

Na hora de buscar pela alternativa do dinheiro rápido é preciso fazer uma boa avaliação antes: verificar as taxas de juros, parcelas, e a necessidade do empréstimo. O empréstimo fácil não é apenas um mito, é realidade, mais é preciso que seja feito com atenção.

Empréstimo consignado

O chamado empréstimo consignado é um dos tipos de crédito mais usados atualmente, ele sai rápido, tem um dos juros e tarifas mais baixos do mercado e tem a facilidade de pagamento. As parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento, por isso é voltada principalmente para servidores públicos; pensionistas; forças armadas, que possuem suas contas de salário em instituições financeiras públicas. Aposentados também podem solicitar o consignado, ele descontado dos benefícios que recebe do governo.

Este é considerado um empréstimo pessoal fácil porque é liberado com muita facilidade, sem burocracias, não é verificado se a pessoa possui restrição (ou seja, é o chamado “empréstimo sem restrição”) no nome e o valor emprestado é debitado na conta sem demora. A facilidade está atrelada ao fato do desconto na folha de pagamento, e por ser um funcionário público a responsabilidade de pagamento ao banco é parte do governo. Algumas empresas privadas vêm buscando disponibilizar este serviço a seus funcionários também.

Os juros costumam ser de 1,5% a 3,5%, dependendo do banco. Para fazer um empréstimo consignado basta ir até uma agência bancária com RG e CPF e solicitar, é recomendado ter uma conta no banco em que for pedir o crédito. O valor do empréstimo não pode comprometer mais de 30% do salário liquido mensal, a contratação apenas pode ser feita pessoalmente, o prazo de pagamento máximo é de 60 meses.

Opções para empréstimo fácil

Piggybank family with a coin

O empréstimo sem burocracias e consulta ao SPC e Serasa pode ser feito de outras formas sem ser o consignado. Primeiro é preciso ir até a agência bancária e verificar as modalidades disponíveis. Entre elas estão cheque especial, empréstimo com débito em conta, e os créditos diretos ao consumidor, alguns feitos inclusive por empresas de cartão de crédito.

O cheque especial é o menos recomendado devido a suas taxas de juros, mais é um dos mais simples. Na hora de abrir uma conta bancária você solicita o serviço. Ele funciona como um dinheiro reserva que está sempre à disposição na sua conta, quando você retira o valor do cheque especial, fica no negativo, é ai que acontecem os juros.

O empréstimo com débito é uma dos métodos mais simples e fácil de conseguir dinheiro, e um dos mais usados atualmente. Este empréstimo pessoal é disponibilizado para os correntistas das instituições financeiras. O cliente pode contratar através do caixa eletrônico, bankline ou telefone, e é preciso ter um limite pré-aprovado. O valor do limite do empréstimo é disponibilizado de acordo com o que o banco observa de movimentação monetária na conta do cliente.

No mesmo momento da solicitação o dinheiro cai diretamente na conta, e o cliente escolhe em quantas vezes quer pagar. Quem não possui um limite pré-aprovado basta ir até a sua agência com RG e CPF. Na é preciso fazer um contrato burocrático, ou comprovar nome limpo. Algumas empresas de cartão de crédito disponibilizam empréstimos, eles são feitos através de saques em bancos 24 horas, e o valor vem depois na fatura.

Empréstimos sem restrições e Empréstimos com restrições

Empréstimo com restrição pode acontecer principalmente nos casos de financiamentos, onde é preciso provar uma renda e nome limpos. Outro caso onde o empréstimo pode ser mais demorado é em instituições financeiras que pedem diversos documentos para clientes que não são correntistas. Ser autônomo ou desempregado pode dificultar a solicitação de crédito nestes dois casos. Empréstimos sem restrições são menos burocráticos e muito mais rápido de sair, portanto se você está precisando de dinheiro rápido é melhor buscar uma instituição que faça empréstimos sem restrições.


Comente »