Fazer empréstimos online é seguro?

Redação Guia Empréstimos January 14, 2013 0

Hoje em dia cada vez mais as pessoas procuram facilidade e comodidade ao obter produtos e serviços. Um dado que revela este tipo de comportamento é o crescimento e procura pelas lojas online principalmente pelos homens. De roupas a comida, de passagens aéreas a ingressos para shows, é possível encontrar todo o tipo de produto e serviço disponíveis para serem adquiridos através da compra online.

No setor financeiro não é diferente, é possível realizar ações simples como, por exemplo, ver o saldo e extrato de sua conta bancária ou realizar pagamentos sem sair da sua casa. Também é possível fazer investimentos ou solicitar empréstimos apenas com um clique.

Obviamente realizar um empréstimo online é uma ação que requer muito mais cautela do que uma simples compra de CD em uma loja virtual. O crescimento da procura por empréstimos aumentou a concorrência entre as instituições fazendo com que passassem a oferecer mais benefícios aos clientes. É possível encontrar, por exemplo, financeiras que atendem a domicílio tornando isto um grande diferencial principalmente aos os aposentados que tem maior dificuldade de sair de casa.

Dentro deste contexto de facilidade, comodidade e pouco tempo disponível para realizar os afazeres cotidianos surgem os empréstimos online.

Como funciona o empréstimo online

Podem solicitar o empréstimo online:

Pessoa física com conta em banco

Neste caso você poderá solicitar o crédito no banco em que possui conta através do Internet Banking, área para clientes que os bancos disponibilizam para que possa verificar saldo, realizar pagamentos entre outras ações bancárias.

As taxas e juros desta opção variam conforme a instituição bancária, geralmente o empréstimo pode ser feito em até 24 vezes com débito automático em conta corrente.

Vantagens:
- Maior prazo para pagamento
- É um crédito rápido e fácil de ser concedido. Sem burocracias
- Pode haver limite pré-aprovado
- Débito em conta corrente

Desvantagens:
- Disponível apenas para correntistas do banco
- Pode gerar saldo negativo na conta se não houver dinheiro no dia do débito automático da parcela.

Pessoa física sem conta em banco

Esta forma é indicada para pessoas que não possuem conta em banco ou que não possuem conta com este tipo de serviço liberado. Deverá ser feito através de alguma financeira que ofereça este tipo de serviço online. Em geral as formas de pagamento oferecidas são cheque ou carnê com prazo de 12 a 15 meses para quitação.

Vantagens:
- Pode ser pago através de cheque ou carnê

Desvantagens:
- Menor prazo para pagamento
- Mais burocrático
- Maior risco de fraude

Em ambas as opções há a desvantagem de as taxas de juros serem altas devido ao risco da operação e de não liberar valores altos.

Enquanto o empréstimo pessoal online para correntistas possui maiores facilidades de contratação o empréstimo para quem não possui conta em banco mesmo sendo mais burocrático torna-se uma forma atraente justamente por oferecer outras formas de pagamento, no entanto esta opção oferece muito mais riscos para quem deseja fazer empréstimos online.

Fique atento as estas dicas para evitar golpes e fraudes virtuais

- Ao encontrar um site que ofereça este tipo de serviço realize uma breve busca sobre ele na internet e tente encontrar elogios, reclamações ou indicação de outras pessoas que já utilizaram o serviço.
- Verifique se a empresa que oferece o serviço possui telefone fixo e ligue para o número para certificar-se de que é válido.
- Não confie em empresas sem endereço fixo.
- Verifique se a empresa possui CNPJ e se possível também faça uma pesquisa para ver se o CNPJ é de fato da empresa.
- Procure encontrar uma empresa que tenha a sede ou filial em uma cidade próxima onde reside ou pelo menos no mesmo estado.
Estas são as principais informações sobre como fazer empréstimos online. Escolha a melhor opção para você e siga todos os passos para realizar um bom negócio. Tomando as devidas precauções é possível contratar um bom serviço de crédito pessoal online sem sair de casa e sem ter dor de cabeça.


Comente »