FIES – Saiba como funciona este Crédito Estudantil

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo financiar o curso superior dos alunos que não podem pagar por ele.

Em outras palavras, o Fies é um financiamento universitário destinado aos estudantes que estão matriculados em universidades particulares, mas que não possuem naquele momento condições financeiras para pagar pelo curso

fies-quem-pode-participar

Requisitos para conseguir o financiamento FIES

Para conseguir o crédito estudantil é preciso preencher os seguintes requisitos: ser estudante e estar matriculado em curso de instituição privada; possuir avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o qual é disponibilizado pelas instituições que participam do programa e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Quem não pode requerer o Fies

Não podem dar entrada ao pedido de financiamento estudantil os alunos que estiverem com a matrícula trancada no momento da inscrição; que já foram beneficiados pelo Fies; esteja com dívidas no Programa de Crédito Estudantil (PCE/CREDUC); tenha o percentual comprometido menor do que 20% e para os que possuem renda familiar superior ou igual a vinte salários mínimos.

Como se inscrever no FIES

Para se inscrever no Fies, o estudante deve cumprir as seguintes etapas:

Etapa número 01:

Para dar entrada no pedido do crédito estudantil o aluno deve primeiramente realizar um cadastro no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), disponível no endereço eletrônico http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal.

Etapa número 02:

Para que o cadastrado seja feito o estudante deve informar dados como CPF, data de nascimento, endereço de e-mail válido e uma senha. Após o preenchimento de todos os dados, será enviado para o e-mail informado uma confirmação de cadastro.

Etapa número 03:

O estudante tem acesso a uma página em que deve informar seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

Etapa número 04:

Após concluir a inscrição por meio do sítio eletrônico do Fies, será necessário que o estudante compareça a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na sua instituição de ensino, e validar as informações fornecidas através da internet.

Etapa número 05:

Com as informações validadas e com o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), o estudante deve comparecer ao Agente Financeiro do FIES em até dez dias para formalizar a contratação do financiamento estudantil. Os bancos que liberam o crédito educativo são Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Valor financiado pelo FIES

O percentual mínimo que será financiado pelo programa do Ministério da Educação será de 50% do valor do curso. Já o valor máximo a ser financiado varia de acordo com a renda familiar. Para renda de até dez salários mínimos, a porcentagem varia entre 50% a 100% dependendo do comprometimento da renda bruta.

Para os indivíduos que possuem renda familiar maior do que dez salários mínimos, a porcentagem de financiamento fica entre 50% a 75%. Já para quem possui renda bruta maior do que quinze salários mínimos e menor ou igual a vinte salários mínimos, a porcentagem é de 50% sobre o valor do curso do aluno.

Outras opções de financiamento do curso superior

Caso o candidato não consiga o financiamento estudantil pelo Fies, ele poderá optar por um crédito estudantil oferecido por uma instituição financeira. Como por exemplo, a Caixa Econômica Federal.

O Fies da Caixa tem como objetivo a concessão de financiamento aos alunos que possuem condições financeiras de arcar com os custos de um curso superior; que estejam matriculados na instituição e que esta cadastrada no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Como conseguir o financiamento

Para conseguir o Fies pela Caixa os estudantes são submetidos a um processo seletivo, que visa garantir o acesso de forma democrática ao programa bem como ao curso de ensino superior.

A seleção

O processo seletivo criado pela instituição leva em conta o perfil socioeconômico dos candidatos. Os critérios que são estabelecidos na hora da avaliação são determinados pelo MEC e não podem sofrer alterações.

Inscrição

Os interessados em participar do processo seletivo para conseguir um financiamento estudantil pela Caixa Econômica, devem se inscrever pela internet no site do Ministério da Educação, localizado no endereço eletrônico www.mec.gov.br. Este também é o responsável por divulgar as datas de todos os processos seletivos.


Comente »