O que é crédito consignado

Os empréstimos bancários acabam se tornando uma saída encontrada por aqueles que precisam de dinheiro rápido. Situações em que se fica debilitado financeiramente podem acontecer com qualquer um, ninguém está livre um imprevisto ou de contas que excedem o planejado. Entre o cartão de crédito e cheque especial o empréstimo ainda é a melhor modalidade para conseguir dinheiro rápido. Muitas vezes é recomendado fazer um empréstimo para pagar dividas que possuam juros altos devendo apenas em um lugar.

Toda instituição bancária possui modalidades de empréstimos, alguns mais burocráticos, outros extremamente fáceis de se conseguir. O chamado crédito consignado é um dos melhores empréstimos no mercado hoje. A facilidade de pagamento, juros baixos e possibilidade de liberação rápida do dinheiro são grandes atrativos. É rápido e seguro.

o que é empréstimo consignado

O que é crédito consignado

O empréstimo consignado é voltado principalmente para funcionários do setor público, aposentados e pensionistas. Este empréstimo consiste em descontar diretamente da folha de pagamento as parcelas a serem pagas, aposentados e pensionistas tem o valor descontado diretamente do beneficio que recebem.

Este é um dos motivos pelos quais a liberação do valor emprestado é rápida, uma vez que o funcionário ou aposentado dá a garantia da folha de pagamento para quitar a dívida. A forma de pagamento do empréstimo é a mais prática que existe, e os juros são hoje os mais baixos do mercado.

Os bancos costumam liberar o valor solicitado na mesma hora na conta do cliente. A cobrança é automática e caso o cliente não cumpra com o pagamento das parcelas, o que é quase impossível, quem arca com a despesa é o órgão público, sindicato ou empresa para qual o cliente trabalha. Esta modalidade de empréstimo é oferecida também para funcionários de empresas privadas sob as mesmas condições.

É realizada uma aliança entre a empresa e a instituição financeira para que o empréstimo consignado seja liberado. Mais conhecido como empréstimo para servidor público, aposentados e pensionistas, pode ser feito também por funcionários das forças armadas e funcionários privados sem dificuldades.

Outro atrativo do consignado é que pessoas que possuam nome sujo (restrição no nome em instituições como SPC e Serasa) podem contratar sem problemas. As taxas de juros variam de 1,5% a 3,5% ao mês dependendo da instituição bancária.

Onde fazer o empréstimo consignado

O que não faltam são instituições financeiras que oferecem este serviço. Entre elas estão o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco BMG, BV Financeira, Itaú, Bradesco, Santander.

Para os funcionários de empresas privadas é preciso verificar se a organização possui convênio com alguma instituição financeira. Para contratar basta ir até uma agência (dar sempre preferência ao banco no qual é correntista que costuma oferecer vantagens), portanto documentos como CPF, RG, comprovante de residência, pode ser feito em bancos em que não se é correntista.

Algumas regras precisam ser respeitadas na hora da contratação. O empréstimo nunca pode possuir parcelas que comprometam mais do que 30% do salário ou beneficio, e o prazo máximo de pagamento é de 60 meses. A contratação apenas pode ser feita pessoalmente em uma agência bancaria, nunca por telefone, internet ou caixa eletrônico. Os pensionistas do INSS são isentos da TAC (Tarifa de Abertura de Crédito), e caso receba cobrança deve recorrer.

Os pensionistas podem verificar no site www.previdencia.gov.br os bancos credenciados com o INSS antes de ir até a agência. É obrigação das instituições bancarias emitir um documento e enviar ao cliente em até 48 horas com a descrição do empréstimo e valor das parcelas. Por mais que este seja um empréstimo fácil de fazer e pagar precisa ser contratado com cautela. O acumulo de dívidas é prejudicial e pode acabar levando a situações difíceis de sair financeiramente.


Comente »